LIFESTYLE#48 Pinheiro

quinta-feira, dezembro 04, 2014

Como já tinha dito por aqui este fim de semana fui a Guimarães, para a grande festa do ano - O Pinheiro.

O Pinheiro é um dos vários acontecimentos das Festas Nicolinas. As festas nicolinas vêm de tempos muitos longínquos - Séc. XVI - onde tinham um cariz unicamente religioso, festas estas em homenagem ao S.Nicolau - Santo Padroeiro dos Estudantes. 

Em 1895 retomaram-se estas festas, agora boémias. Se há uns anos atrás estas festas eram só para os estudantes que finalizavam o secundário, agora quem quiser pode participar e a festa do Pinheiro traz centenas de pessoas de todo o país. 


Assim muito resumidamente a festa é um cortejo pela cidade inteira atrás de um pinheiro GIGANTE. Quem vai no cortejo toca bombos e caixas, obviamente todos seguindo o mesmo toque: é lindo! No final do cortejo enterra-se o pinheiro, num misto de emoção, receio (não vá aquilo cair e matar umas quantas pessoas!) e muita alegria. Eu sei que isto assim parece extremamente ridículo, mas só quem está lá, e principalmente quem é de lá (eu não sou, mas grande parte de mim é!), é que sente toda aquela magia. Como podem ver, não só os graúdos se divertem, os meus primos já vibram com tudo isto, principalmente o G. de oito anos que toca como gente grande!


Este ano, pela primeira vez, eu toquei bombo. Primeiro foi num mini (como se vê nas fotografias), mas depois foi mesmo a sério, de tal forma que fiz um hematoma na mão (mas já passou!). Foi uma excelente noite. Tudo isto ganha ainda mais magia por ser partilhado com uma das pessoas mais favoritas da minha vida - a minha prima.



Be happy, 
Ju ♡

You Might Also Like

4 comentários

  1. Acho que transmitiste muito bem essa festa que é o Pinheiro! Eu em 3 horas de bombo, na rua de Santo António, resume-se a uma mão, ainda inchada, uns cortes por sarar e uns quantos hematomas nos joelhos, mais dores musculares nos braços, mas é assim um ano à espera da melhor festa de guima (carinhosamente como chamo à nossa cidade) :D

    ResponderEliminar
  2. Essa cidade até de noite é linda. Quando ao teu ematoma, faço ideia. Mas deve-te sabido pela vida. :D

    Um beijinho, www.pontofinalparagrafos.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Subscribe